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Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM |
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM
2014
Anexo II
Matriz de Referência
EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as
áreas de conhecimento)
I. Dominar linguagens (DL): dominar a
norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática,
artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF):
construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a
compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da
produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP):
selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações
representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA):
relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos
disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer
aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de
intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
Matriz de Referência de Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias
Competência de área 1 – Aplicar as
tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros
contextos relevantes para sua vida.
H1 – Identificar as diferentes
linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos
sistemas de comunicação.
H2 – Recorrer aos conhecimentos sobre as
linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas
sociais.
H3 – Relacionar informações geradas nos
sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses
sistemas.
H4 – Reconhecer posições críticas aos usos
sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e
informação. Competência de área 2 – Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s)
moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e
grupos sociais.
H5 – Associar vocábulos e expressões de
um texto em LEM ao seu tema.
H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e
de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a
informações, tecnologias e culturas.
H7 – Relacionar um texto em LEM, as
estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 – Reconhecer a importância da
produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e
linguística. Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal
como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da
identidade. H9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como
originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 – Reconhecer a necessidade de
transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 – Reconhecer a linguagem corporal
como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as
alternativas de adaptação para diferentes indivíduos. Competência de área 4 –
Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e
integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 – Reconhecer diferentes funções da
arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 – Analisar as diversas produções
artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e
preconceitos.
H14 – Reconhecer o valor da diversidade
artística e das interrelações de elementos que se apresentam nas manifestações
de vários grupos sociais e étnicos. Competência de área 5 – Analisar,
interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos
com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das
manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
H15 – Estabelecer relações entre o
texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto
histórico, social e político.
H16 – Relacionar informações sobre
concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
H17 – Reconhecer a presença de valores
sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. Competência
de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens
como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados,
expressão, comunicação e informação.
H18 – Identificar os elementos que
concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de
textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 – Analisar a função da linguagem
predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
H20 – Reconhecer a importância do
patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional. Competência
de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens
e suas manifestações específicas.
H21 – Reconhecer em textos de
diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade
de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 – Relacionar, em diferentes textos,
opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 – Inferir em um texto quais são os
objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela análise dos
procedimentos argumentativos utilizados.
H24 – Reconhecer no texto estratégias
argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a
intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras. Competência de área 8 –
Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação
e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
H25 – Identificar, em textos de
diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades
linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 – Relacionar as variedades
linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 – Reconhecer os usos da norma
padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. Competência
de área 9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias
da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento
do conhecimento, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que
lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas
que se propõem solucionar.
H28 – Reconhecer a função e o impacto
social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
H29 – Identificar pela análise de suas
linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
H30 – Relacionar as tecnologias da
comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento
que elas produzem.
Matriz de Referência de Matemática e
suas Tecnologias
Competência de área 1 – Construir
significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
H1 – Reconhecer, no contexto social,
diferentes significados e representações dos números e operações – naturais,
inteiros, racionais ou reais.
H2 – Identificar padrões numéricos ou
princípios de contagem.
H3 – Resolver situação-problema
envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 – Avaliar a razoabilidade de um
resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.
H5 – Avaliar propostas de intervenção
na realidade utilizando conhecimentos numéricos. Competência de área 2 –
Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da
realidade e agir sobre ela.
H6 – Interpretar a localização e a
movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no
espaço bidimensional.
H7 – Identificar características de
figuras planas ou espaciais.
H8 – Resolver situação-problema que
envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.
H9 – Utilizar conhecimentos geométricos
de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas
do cotidiano. Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas
para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H10 – Identificar relações entre
grandezas e unidades de medida.
H11 – Utilizar a noção de escalas na
leitura de representação de situação do cotidiano.
H12 – Resolver situação-problema que
envolva medidas de grandezas.
H13 – Avaliar o resultado de uma
medição na construção de um argumento consistente.
H14 – Avaliar proposta de intervenção
na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e
medidas. Competência de área 4 – Construir noções de variação de grandezas para
a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H15 – Identificar a relação de
dependência entre grandezas.
H16 – Resolver situação-problema
envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.
H17 – Analisar informações envolvendo a
variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.
H18 – Avaliar propostas de intervenção
na realidade envolvendo variação de grandezas. Competência de área 5 – Modelar
e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas,
usando representações algébricas.
H19 – Identificar representações
algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H20 – Interpretar gráfico cartesiano
que represente relações entre grandezas.
H21 – Resolver situação-problema cuja
modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22 – Utilizar conhecimentos
algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.
H23 – Avaliar propostas de intervenção
na realidade utilizando conhecimentos algébricos. Competência de área 6 –
Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de
gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 – Utilizar informações expressas em
gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 – Resolver problema com dados
apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações expressas em
gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos. Competência
de área 7 – Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos
naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação
de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de
variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
H27 – Calcular medidas de tendência
central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de
frequências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.
H28 – Resolver situação-problema que
envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
H29 – Utilizar conhecimentos de
estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.
H30 – Avaliar propostas de intervenção
na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.
Matriz de Referência de Ciências da
Natureza e suas Tecnologias
Competência de área 1 – Compreender as
ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas,
percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico
e social da humanidade.
H1 – Reconhecer características ou
propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus
usos em diferentes contextos.
H2 – Associar a solução de problemas de
comunicação, transporte, saúde ou outro com o correspondente desenvolvimento
científico e tecnológico.
H3 – Confrontar interpretações
científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em
diferentes culturas.
H4 – Avaliar propostas de intervenção
no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação,
recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade. Competência de área 2
– Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências
naturais em diferentes contextos.
H5 – Dimensionar circuitos ou
dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6 – Relacionar informações para
compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas
tecnológicos de uso comum.
H7 – Selecionar testes de controle,
parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em
vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida. Competência
de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação
ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
H8 – Identificar etapas em processos de
obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais,
energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou
físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender a importância dos
ciclos biogeoquímicos ou do fluxo de energia para a vida, ou da ação de agentes
ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
H10 – Analisar perturbações ambientais,
identificando fontes, transporte e/ou destino dos poluentes ou prevendo efeitos
em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11 – Reconhecer benefícios, limitações
e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos
biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12 – Avaliar impactos em ambientes
naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando
interesses contraditórios. Competência de área 4 – Compreender interações entre
organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana,
relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características
individuais.
H13 – Reconhecer mecanismos de
transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características
dos seres vivos.
H14 – Identificar padrões em fenômenos
e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno,
defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar modelos e
experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível
de organização dos sistemas biológicos.
H16 – Compreender o papel da evolução
na produção de padrões e processos biológicos ou na organização taxonômica dos
seres vivos. Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios
das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
H17 – Relacionar informações
apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas
ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos,
tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
H18 – Relacionar propriedades físicas,
químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às
finalidades a que se destinam.
H19 – Avaliar métodos, processos ou
procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou
solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental. Competência de
área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações-problema,
interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H20 – Caracterizar causas ou efeitos
dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
H21 – Utilizar leis físicas e/ou
químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no
contexto da termodinâmica e/ou do eletromagnetismo.
H22 – Compreender fenômenos decorrentes
da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos
naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais,
econômicas ou ambientais.
H23 – Avaliar possibilidades de
geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando
implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas. Competência de área 7
– Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações-problema,
interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H24 – Utilizar códigos e nomenclatura
da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
H25 – Caracterizar materiais ou
substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas,
sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26 – Avaliar implicações sociais,
ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou
minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses
processos.
H27 – Avaliar propostas de intervenção
no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou
benefícios. Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia
para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científico-tecnológicas. H28 – Associar características adaptativas dos
organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em
diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29 – Interpretar experimentos ou
técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a
saúde, a produção de alimentos, matérias-primas ou produtos industriais.
H30 – Avaliar propostas de alcance
individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e à
implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Matriz de Referência de Ciências
Humanas e suas Tecnologias
Competência de área 1 – Compreender os
elementos culturais que constituem as identidades.
H1 – Interpretar historicamente e/ou
geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 – Analisar a produção da memória
pelas sociedades humanas.
H3 – Associar as manifestações
culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista expressos
em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 – Identificar as manifestações ou
representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes
sociedades. Competência de área 2 – Compreender as transformações dos espaços
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 – Interpretar diferentes
representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 – Identificar os significados
histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 – Analisar a ação dos estados
nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no
enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 – Comparar o significado
histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala
local, regional ou mundial.
H10 – Reconhecer a dinâmica da
organização dos movimentos sociais e a importância da participação da
coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. Competência de
área 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais,
políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos
sociais.
H11 – Identificar registros de práticas
de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 – Analisar o papel da justiça como
instituição na organização das sociedades.
H13 – Analisar a atuação dos movimentos
sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo
poder.
H14 – Comparar diferentes pontos de
vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou
fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas
e econômicas.
H15 – Avaliar criticamente conflitos
culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história. Competência de área 4 – Entender as
transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção,
no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16 – Identificar registros sobre o
papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida
social.
H17 – Analisar fatores que explicam o
impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 – Analisar diferentes processos de
produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.
H19 – Reconhecer as transformações
técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação
dos espaços rural e urbano.
H20 – Selecionar argumentos favoráveis
ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e
ao mundo do trabalho.
Competência de área 5 – Utilizar os
conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da
cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na
sociedade.
H21 – Identificar o papel dos meios de
comunicação na construção da vida social.
H22 – Analisar as lutas sociais e
conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas
políticas públicas.
H23 – Analisar a importância dos
valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 – Relacionar cidadania e democracia
na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que
promovam formas de inclusão social.
Competência de área 6 – Compreender a
sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes
contextos históricos e geográficos.
H26 – Identificar em fontes diversas o
processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a
paisagem.
H27 – Analisar de maneira crítica as
interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos
históricos e/ou geográficos.
H28 – Relacionar o uso das tecnologias
com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 – Reconhecer a função dos recursos
naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças
provocadas pelas ações humanas.
H30 – Avaliar as relações entre
preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.
Objetos de conhecimento associados às
Matrizes de Referência
1. Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias
• Estudo do texto: as sequências
discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação –
modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de
leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e privadas.
• Estudo das práticas corporais: a
linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade –
performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica
e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na
sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural;
o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia;
condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as
brincadeiras.
• Produção e recepção de textos
artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos
processos de identidade e cidadania – Artes Visuais: estrutura morfológica,
sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade,
as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da
obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança:
estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da
comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens
artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas
estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade:
a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas
das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
• Estudo do texto literário: relações
entre produção literária e processo social, concepções artísticas,
procedimentos de construção e recepção de textos – produção literária e
processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção
de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário
nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção
literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos
momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e
procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros
(épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os recursos
expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao
momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização
e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e
outros saberes.
• Estudo dos aspectos linguísticos em
diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção
e recepção de textos – organização da macroestrutura semântica e a articulação
entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
• Estudo do texto argumentativo, seus
gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua
portuguesa – formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização
e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores,
relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero,
aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
• Estudo dos aspectos linguísticos da
língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística – uso dos
recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído:
elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau
de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos
linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das
sequências dos textos ou a construção da microestrutura do texto.
• Estudo dos gêneros digitais:
tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social – o texto
literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a
caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos
e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.
2. Matemática e suas Tecnologias
• Conhecimentos numéricos – operações
em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades,
divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações
de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de
contagem.
• Conhecimentos geométricos –
características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades
de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas;
simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos;
teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria
do ângulo agudo.
• Conhecimentos de estatística e
probabilidade – representação e análise de dados; medidas de tendência central
(médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
• Conhecimentos algébricos – gráficos e
funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais,
exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo
trigonométrico e funções trigonométricas.
• Conhecimentos algébricos/geométricos
– plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade,
sistemas de equações.
3. Ciências da Natureza e suas
Tecnologias
3.1 Física
• Conhecimentos básicos e fundamentais
– Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de
Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais
na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: Representação de
grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e
vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com
vetores.
• O movimento, o equilíbrio e a
descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço,
velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições
do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição
matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis.
Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais.
Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e
variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a idéia
de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação
da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de
uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de
corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração.
Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos
circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos
históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin:
condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão
hidrostática.
• Energia, trabalho e potência –
Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e
de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia.
Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas
e dissipativas.
• A mecânica e o funcionamento do
universo – Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal.
Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e
variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua
evolução.
• Fenômenos elétricos e magnéticos –
Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial
elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas.
Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade.
Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos
elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação
gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em
dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético.
Campo magnético terrestre.
• Oscilações, ondas, óptica e radiação
– Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e
espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos
ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre
velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.
• O calor e os fenômenos térmicos –
Conceitos de calor e de temperatura. Escalas termométricas. Transferência de
calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução
do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de
transformação. Comportamento de gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de
Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso
cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
3.2 Química
• Transformações químicas – Evidências
de transformações químicas. Interpretando transformações químicas. Sistemas
gasosos: Lei dos gases. Equação geral dos gases ideais, Princípio de Avogadro,
conceito de molécula; massa molar, volume molar dos gases. Teoria cinética dos
gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de
Dalton. Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson, Rutherford,
Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos,
massa atômica. Elementos químicos e Tabela Periódica. Reações químicas.
• Representação das transformações
químicas – Fórmulas químicas. Balanceamento de equações químicas. Aspectos
quantitativos das transformações químicas. Leis ponderais das reações químicas.
Determinação de fórmulas químicas. Grandezas químicas: massa, volume, mol,
massa molar, constante de Avogadro. Cálculos estequiométricos.
• Materiais, suas propriedades e usos –
Propriedades de materiais. Estados físicos de materiais. Mudanças de estado.
Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias químicas: classificação e
características gerais. Metais e ligas metálicas. Ferro, cobre e alumínio.
Ligações metálicas. Substâncias iônicas: características e propriedades. Substâncias
iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. Ligação iônica. Substâncias
moleculares: características e propriedades. Substâncias moleculares: H2, O2, N2,
Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligação covalente. Polaridade de moléculas. Forças intermoleculares.
Relação entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias.
• Água – Ocorrência e importância na
vida animal e vegetal. Ligação, estrutura e propriedades. Sistemas em solução
aquosa: soluções verdadeiras, soluções coloidais e suspensões. Solubilidade.
Concentração das soluções. Aspectos qualitativos das propriedades coligativas
das soluções. Ácidos, bases, sais e óxidos: definição, classificação, propriedades,
formulação e nomenclatura. Conceitos de ácidos e bases. Principais propriedades
dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação
de neutralização.
• Transformações químicas e energia –
Transformações químicas e energia calorífica. Calor de reação. Entalpia.
Equações termoquímicas. Lei de Hess.Transformações químicas e energia elétrica.
Reação de oxirredução. Potenciais padrão de redução. Pilha. Eletrólise. Leis de
Faraday. Transformações nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade. Reações
de fissão e fusão nuclear. Desintegração radioativa e radioisótopos.
• Dinâmica das transformações químicas
– Transformações químicas e velocidade. Velocidade de reação. Energia de
ativação. Fatores que alteram a velocidade de reação: concentração, pressão,
temperatura e catalisador.
• Transformação química e equilíbrio –
Caracterização do sistema em equilíbrio. Constante de equilíbrio. Produto
iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH. Solubilidade dos sais e hidrólise.
Fatores que alteram o sistema em equilíbrio. Aplicação da velocidade e do
equilíbrio químico no cotidiano.
• Compostos de carbono –
Características gerais dos compostos orgânicos. Principais funções orgânicas.
Estrutura e propriedades de hidrocarbonetos. Estrutura e propriedades de compostos
orgânicos oxigenados. Fermentação. Estrutura e propriedades de compostos orgânicos
nitrogenados. Macromoléculas naturais e sintéticas. Noções básicas sobre polímeros. Amido, glicogênio e
celulose. Borracha natural e sintética. Polietileno, poliestireno, PVC, teflon,
náilon. Óleos e gorduras, sabões e detergentes sintéticos. Proteínas e enzimas.
• Relações da Química com as tecnologias,
a sociedade e o meio ambiente – Química no cotidiano. Química na agricultura e
na saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente. Aspectos
científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à obtenção ou produção
de substâncias químicas. Indústria química: obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico,
amônia e ácido nítrico. Mineração e metalurgia. Poluição e tratamento de água.
Poluição atmosférica. Contaminação e proteção do ambiente.
• Energias químicas no cotidiano –
Petróleo, gás natural e carvão. Madeira e hulha. Biomassa. Biocombustíveis.
Impactos ambientais de combustíveis fósseis. Energia nuclear. Lixo atômico.
Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.
3.3 Biologia
• Moléculas, células e tecidos –
Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular.
Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo
celular. Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. Codificação da informação
genética. Síntese protéica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e
vegetais. Origem e evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem
e tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de biotecnologia na produção de
alimentos, fármacos e componentes biológicos. Aplicações de tecnologias
relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade,
investigação criminal e identificação de indivíduos. Aspectos éticos
relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e
sustentabilidade.
• Hereditariedade e diversidade da vida
– Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias.
Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade. Aspectos genéticos do
funcionamento do corpo humano. Antígenos e anticorpos. Grupos sanguíneos, transplantes
e doenças autoimunes. Neoplasias e a influência de fatores ambientais.
Mutações gênicas e cromossômicas.
Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos da evolução. Aspectos genéticos
da formação e manutenção da diversidade biológica.
• Identidade dos seres vivos – Níveis
de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e eucariontes. Autótrofos e
heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e as grandes
linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões anatômicos
e fisiológicos observados nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua
relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia,
anatomia e fisiologia humana. Evolução humana. Biotecnologia e sistemática.
• Ecologia e ciências ambientais –
Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Habitat e nicho ecológico. A
comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de
populações. Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia
no ecossistema. Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso de recursos naturais.
Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão;
poluição da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas. Conservação
da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento básico. Noções
de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação;
biodiversidade.
• Origem e evolução da vida – A
biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses
sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evolução.
Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria evolutiva
de Charles Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu
impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.
• Qualidade de vida das populações
humanas – Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano.
Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano.
Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção
e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente transmissíveis.
Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência;
obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios físicos e vida saudável. Aspectos
biológicos do desenvolvimento sustentável. Legislação e cidadania.
4. Ciências Humanas e suas Tecnologias
• Diversidade cultural, conflitos e
vida em sociedade – Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade
cultural no Brasil. A conquista da América. Conflitos entre europeus e
indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana
na América. História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil
e o
negro na formação da sociedade
brasileira. História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira.
Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e
social.
• Formas de organização social,
movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado – Cidadania e
democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade
Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e
políticas na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões
brasileiras; políticas de reordenamento territorial. As lutas pela conquista da
independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no
Brasil imperial e a construção da nação. O desenvolvimento do pensamento
liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX.
Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos
XIX e XX. A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários
do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana.
Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da
Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Os sistemas totalitários
na Europa do século XX: nazi-fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo.
Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na
América. Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política
internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. A luta pela
conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e
sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas.
Vida urbana: redes e
hierarquia nas cidades, pobreza e
segregação espacial.
• Características e transformações das
estruturas produtivas – Diferentes formas de organização da produção:
escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes
experiências. Economia agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração
no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial:
criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção.
Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século
XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A
industrialização brasileira, a
urbanização e as transformações sociais e trabalhistas. A globalização e as
novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas
e sociais. Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura
e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados
do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
• Os domínios naturais e a relação do
ser humano com o ambiente – Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos
naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades
econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos.
Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As questões
ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva
ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas
territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação,
corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico. Origem e evolução do
conceito de sustentabilidade. Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e
do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo. Situação geral da
atmosfera e classificação climática. As características climáticas do
território brasileiro. Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.
• Representação espacial – Projeções
cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias
modernas aplicadas à cartografia.
ANEXO IV
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO
Baseada nas cinco competências da
Matriz de Referência para Redação, a proposta da Redação do Enem é elaborada de
forma a possibilitar que os participantes, a partir de uma situação-problema e
de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política,
social ou cultural, produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa.
COMPETÊNCIAS EXPRESSAS NA MATRIZ DE
REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DO
ENEM E NÍVEIS DE CONHECIMENTOS
ASSOCIADOS
I - Demonstrar domínio da modalidade
escrita formal da língua portuguesa.
Nível 0: Demonstra desconhecimento da
modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nível 1: Demonstra domínio precário da
modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com
diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de
convenções da escrita.
Nível 2: Demonstra domínio insuficiente
da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais,
de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nível 3: Demonstra domínio mediano da
modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com
alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nível 4: Demonstra bom domínio da
modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com
poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nível 5: Demonstra excelente domínio da
modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro.
Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como
excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
II - Compreender a proposta de redação
e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema,
dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Nível 0: “Fuga ao tema/não atendimento
à estrutura dissertativo-argumentativa”.
Nível 1: Apresenta o assunto,
tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto
dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Nível 2: Desenvolve o tema recorrendo à
cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do
texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição,
argumentação e conclusão.
Nível 3: Desenvolve o tema por meio de
argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 4: Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Nível 5: Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e
apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
III - Selecionar, relacionar, organizar
e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto
de vista.
Nível 0: Apresenta informações, fatos e
opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Nível 1: Apresenta informações, fatos e
opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de
vista.
Nível 2: Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados
aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Nível 3: Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores
e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Nível 4: Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em
defesa de um ponto de vista.
Nível 5: Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada,
configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
IV - Demonstrar conhecimento dos
mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nível 0: Não articula as informações.
Nível 1: Articula as partes do texto de
forma precária.
Nível 2: Articula as partes do texto,
de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado
de recursos coesivos.
Nível 3: Articula as partes do texto,
de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado
de recursos coesivos.
Nível 4: Articula as partes do texto
com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos
coesivos.
Nível 5: Articula bem as partes do
texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V - Elaborar proposta de intervenção
para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nível 0: Não apresenta proposta de
intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nível 1: Apresenta proposta de
intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nível 2: Elabora, de forma
insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada
com a discussão desenvolvida no texto.
Nível 3: Elabora, de forma mediana,
proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto.
Nível 4: Elabora bem proposta de
intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nível 5: Elabora muito bem proposta de
intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto.
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM
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