quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Lavar placa de circuito impresso

Quem nunca lavou uma placa de circuito impresso, como as de televisão, computadores e memórias, como as mostradas nas figuras abaixo?

 
Uma série de defeito apresentados pelos aparelhos eletrônicos são decorrentes de sujeira, poeira, acumuladas no seu interior, no decorrer do tempo. Isso ocasiona um mal funcionamento de alguns setores do aparelho, aquecendo demasiadamente alguns componentes mais críticos e, consequentemente, danificando-os.

Muita das vezes a sua televisão ou até mesmo o seu computador começa a apresentar um baixo desempenho, o qual na grande maioria das vezes a poeira acumulada no seu interior é a causa.

Para resolver o problema você deve levar o seu aparelho a um técnico para que este dê um jato de ar afim de eliminar ao máximo a sujeira acumulada. Entretanto, há casos em que esta sujeira gruda na placa e, neste caso, a alternativa mais indicada é lavar a placa com detergente neutro.    

Tal procedimento deve ser feito com muito cuidado para que não fique resíduo do detergente ou sabão em pó na placa.

Desde o momento em que eu descobri esse macete, solucionei muitos defeitos difíceis, apenas com a lavagem da placa, pois em alguns casos em que você substitui a peça defeituosa, mas não limpa a placa, o aparelho continua com a causa do problema, podendo, no entanto, retornar mais tarde.

Ademais, quando você lava a placa do aparelho ele fica com cara de novo e, é importante salientar que depois de lavada a placa precisa de pelo menos 6 horas de sol para secar, dependendo do tipo de aparelho.

Em se tratando de televisão é sempre bom remover o fly-back para não correr o risco de danificá-lo, pois ele precisa de mais tempo para secá-lo. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário