sábado, 3 de setembro de 2011

DEFEITO TV PHILIPS MODELO 21PT5433/78A


Aparelho: TV Philips
Modelo: 21PT5433/78A
Defeito Reclamado: Liga e em seguida Desliga sozinha
Defeito Constatado: Autodesligando-se em menos de 5 segundos

Solução:
Normalmente quando me deparo com este defeito o meu primeiro passo é substituir os capacitores eletrolíticos das áreas mais críticas do aparelho, pois com o tempo eles vão decaindo a sua capacitância e causando pequenas avarias no bom funcionamento do aparelho. Isso vale para todos os aparelhos com mais de 4 (quatro) anos de uso, se bem que hoje em dia os capacitores, de um modo geral, estão esgotando prematuramente. Troquei os capacitores C2428; C2455; C2405; C2446 e C2564. Feito isto, o aparelho ainda continuou desligando-se. Em seguida substituir os transistores 7422 e 7423, ambos smd, como eu não tinha os transistores originais então coloquei o BC847 e BC857, confesso que fiquei com receio de dar retorno por conta destes transistores, felizmente não deu, mas caso você não tenha os transistores originais pode usar o BC337 e BC327. Mesmo assim o aparelho ainda continuou desligando-se. Eu já estava quase desistindo, foi quando resolvi checar o filamento e a sua alimentação, percebendo que estava muito baixa, medindo os resistores 3443 e 3444 encontravam-se alterados, substituindo-os o aparelho voltou a funcionar normalmente.

Como se percebe esta não é uma análise de defeito que podemos chamar de técnica, mas resolveu o problema. Desse modo, pode ser que você esteja com um problema semelhante e não sabe mais o que fazer. De repente, quem sabe, esta informação poderá ajudá-lo. Como se diz no futebol, gol de bico, hala Romário, numa decisão de campeonato, também vale.

Ah, eu já ia me esquecendo. Certa vez eu estava com um problema como este e, por acaso eu substituir o soquete do cinescópio por outro que estava desfocado com o intuito de testá-lo, percebi alteração no funcionamento da TV, ela demorou um pouco mais para desligar. Daí eu pus outro em bom estado e resolveu o problema.  

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário